Ajudando na Alfabetização

{Pixabay.com}
Você sabia que alfabetizar não é só responsabilidade da escola?!
Os pais podem e devem ajudar seus filhos.
As crianças precisam ser motivadas a rabiscar, a ler (leia para seu filho) e brincar para desenvolver a coordenação motora.
É obvio que não somos professores, mas podemos contribuir.

"Deixe o ambiente doméstico mais alfabetizador"
{Educarparacrescer.abril.com.br}
Ótima frase, não acham?!
Comecei a pensar em como ajudar a minha Maria.
Estou lendo muito sobre o assunto e neste post trago algumas dicas.

O simples está ao nosso alcance. 

Dicas:
Deixar bilhetes ou escrever cartas
Preparar receitas culinárias na presença da criança
Ler histórias (leia)
Ser um modelo de leitor
Explorar rótulos de embalagens (nunca explorei este conteúdo talvez seja o momento)
Fazer listas de compras com seu filho
Aproveitar as situações da rua (Placas, letreiros...)
Fazer os convites de aniversário com a criança.
Utilize um quadro magnético com letrinhas para estimular a criança a construir palavras ou com as "tarefas do dia": acordar, lavar as mãos, escovar os dentes...

E lembre-se: respeite o ritmo da criança.

Comentários

  1. Olá Diana!
    Encontrei seu blog através do Agenda dos Blogs e já estou te seguindo!
    Tudo muito fofo por aqui!
    Adorei as dicas, amo ler e espero que meu baby tbm goste!
    Bjs!
    Mah
    De casinha nova

    ResponderExcluir
  2. Gostei das dicas, minha filha tem um ano, mais para frente vou colocar em prática!
    http://isaberenice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, anote em um caderninho e leia muito pra pequena.
      Beijos.

      Excluir
  3. Nossa amei as dicas ! Obg pela visita no nosso blog !

    Deus te abençoe ! Beijoooos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Eu Orei

5 - Livros que só pelo título você leria

Músicas da Semana #11